SÍNDROME DE BURNOUT E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM SERVIDORES DE UMA UNIVERSIDADE NO NORTE DO BRASIL
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a ocorrência e as características da síndrome de burnout entre servidores púbicos federais de uma instituição de ensino da Região Norte do Brasil. O método na forma de survey, utilizou técnicas multivariadas para o tratamento dos dados. O instrumento de pesquisa foi o Maslach Burnout Inventory (MBI-GS), que mostrou níveis elevados de validade convergente e discriminante, evidenciando boa qualidade psicométrica. A análise de agrupamentos formou dois grupos diferentes entre si. O primeiro com 53% dos entrevistados, apresentou elevação da exaustão emocional, da despersonalização e redução da eficácia profissional, o que não ocorreu com o segundo grupo. Esse resultado indica presença da síndrome e recomenda ações para evitar seu agravamento. As conclusões destacam a necessidade de reforçar recursos pessoais e organizacionais para mitigar o estresse organizacional.
BURNOUT SYNDROME AND EDUCATION: A STUDY ABOUT EMPLOYEES AT A PUBLIC UNIVERSITY IN NORTHERN BRAZIL
This study aims to analyze the burnout syndrome occurrence and its characteristics among civil servants in a federal educational institution in northern Brazil. The survey method was used and multivariate techniques for data treatment were applied. The research tool was the Maslach Burnout Inventory (MBI-GS), which showed high levels of convergent and discriminant validity, showing good psychometric quality. Cluster analysis resulted in two different groups. The first group was composed of 53% of employees interviewed who showed high level of emotional exhaustion, depersonalization, and reduced professional effectiveness, which had not occurred in the second group. Results of this study indicate the occurrence of the burnout syndrome, so actions to prevent its worsening are recommended, highlighting the need to reinforce personal and organizational resources to mitigate organizational stress.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.