FATORES QUE INFLUENCIAM OS ACADÊMICOS NA ESCOLHA PELA ESPECIALIDADE DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Mayara Cristina Soares Hernandez, Amanda Cristina dos Santos Farias, Angelina Speers Hayden Gallotti, Cristiana Silva Aducci, Gláucia Santos Medeiros, Vanessa Fernandes Ruivo, Isabella Abreu Franceschi, Marcos Montani Caseiro

Resumo


O estudo objetivou identificar fatores que influenciam os estudantes a optarem pela especialização em medicina de família e comunidade (MFC) na Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS), bem como possíveis falhas relacionadas às novas recomendações curriculares do Ministério da Educação (MEC). Participaram 213 graduandos do 1º ao 6º ano do curso de medicina através de um questionário semiestruturado, não nominal, composto por questões fechadas e de múltipla escolha. Na análise dos resultados, notou-se que os alunos demonstraram maior facilidade para escolher os tópicos que os desmotivam a escolha pela MFC do que os que os motivam. Apesar da grande carga horário do curso, o interesse pela MFC não sofreu grande mudança. Acredita-se que seja necessária uma maior valorização do MFC para que os alunos sejam incentivados (GUSSO, G. D. F.; LOPES, J. M. C.; DIAS, L. C., 2011).

FACTORS THAT INFLUENCE ACADEMIC STUDENTS IN THE CHOICE FOR FAMILY PRACTICE SPECIALTY

The study aimed to identify factors that influence students to opt for specialization in MFC in the Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS), as well as possible failures related to the new curricular recommendations of the Ministry of Education (MEC) for medical schools. 213 undergraduate from the 1st to the 6th year of medical school participated through a semistructured, non-nominal questionnaire composed of closed-ended and multiple-choice questions. In the analysis of the results, it was noticed that the students showed a greater facility to choose the reasons that discourage the choice by the MFC than those that motivate them. Despite the great workload of the course, interest in MFC has not changed much. It is believed that further enhancement of MFC is required for students feel encouraged to choose it (GUSSO, G. D. F.; LOPES, J. M. C.; DIAS, L. C., 2011).


Palavras-chave


medicina de família e comunidade; estudantes de medicina; atenção primária à saúde

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