FATORES ASSOCIADOS À DOR REFERIDA EM SALA DE AULA POR ESTUDANTES DE ESCOLA MUNICIPAL DE SANTOS
Resumo
Objetivos: Verificar fatores associados à dor nas costas em sala de aula. Método: Estudo transversal realizado em 2015 com dados colhidos através de questionários, antropometria do aluno e peso do material escolar. Utilizado também o questionário baseado no Instrumento para Conhecimento da Percepção de Alunos Sobre a Postura Adotado no Ambiente Escolar-Posper. Resultados: 20.4% dos alunos, transportam mochila com peso superior ao indicado, não havendo associação com o relato de dor. A percepção de mobiliário inadequado teve uma prevalência 1.38 superior para dor em relação aos que consideraram o mobiliário adequado. Mobiliário apontado como adequado mostrou-se como fator protetor para prevalência de dor. As posturas inadequadas para sentar apresentavam prevalência de dor 70% maior. Conclusão: Posturas inadequadas, percepção de mobiliário inadequado associaram a presença de dor em sala de aula.
FACTORS ASSOCIATED WITH REFERRED PAIN IN THE CLASSROOM BY STUDENTS FROM SANTOS MUNICIPAL SCHOOL
Objectives: To verify the factors associated with back pain in the classroom. Method: A cross-sectional study conducted in 2015 with data collected through questionnaires, student anthropometry and school material weight A questionnaire was developed based on the Instrument for Knowledge of Student Perception on Posture Adopted in the Posper School Environment. Results: 20.4% carried a backpack weighing more than indicated, and there was no association with the pain report. The perception of inadequate furniture had a 1.38 prevalence higher for pain than those who considered the appropriate furniture. Furniture indicated as adequate were shown as protective factor for pain prevalence. The inadequate postures in the classroom to sit had a 70% higher prevalence of pain. Conclusion: Inadequate postures, perception of inadequate furniture associated with the presence of pain in the classroom.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa - RUEP
ISSN (impresso): 1807-8850
ISSN (eletrônico): 2318-2083
Periodicidade: Trimestral
Primeiro trimestre, jan./mar., data para publicação da edição - 30 de junho
Segundo trimestre, abr./jun., data para publicação da edição - 30 de setembro
Terceiro trimestre, jul./set., data para publicação da edição - 31 de dezembro
Quarto trimestre, out./dez., data para publicação da edição - 31 de março
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexadores
Estatística de Acesso à RUEP
Monitorado desde 22 de novembro de 2016.