ERGONOMIA EM ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTOS, SÃO PAULO, BRASIL

Manoel Jacinto Abreu Neto, Thais Tiemi Saito, Marina Soares Marques, Erica Endo Amemiya, Larissa Zambuzi Campos, Fernanda Buchidid Bertolini, Iuri Martins Durant Souza, André Ikeda, Flavia Renata Dantas Alves Silva Ciaccia, Etienne Larissa Duim, Maria Célia Cunha Ciaccia, Vera Esteves Vagnozzi Rullo

Resumo


Objetivo: avaliar a adequação do mobiliário escolar segundo a norma NBR 14006, a postura e desconfortos relatados pelos escolares. Método: Estudo transversal realizado em Novembro à Dezembro de 2015. Realizado questionário sobre a satisfação dos alunos com o mobiliário escolar e, utilizado o Instrumento para Conhecimento da Percepção de Alunos Sobre a Postura Adotado no Ambiente Escolar. Realizadas medições antropométricas em 411 alunos e as dimensões do mobiliário. Resultados: Houve baixa concordância esperada entre as medições dos alunos e do mobiliário escolar. A maioria não percebeu o desconforto do mobiliário inadequado. O mobiliário apontado como desconfortável e as posturas inadequadas associaram à presença de dor. Conclusão: O mobiliário da escola apresenta baixo percentual de concordância segundo a norma NBR 14006. Houve dificuldade na percepção de desconforto do mobiliário ergonomicamente inadequado.

ERGONOMICS IN MUNICIPAL PRIMARY SCHOOL IN SANTOS, SÃO PAULO, BRAZIL

Objective: To evaluate the adequacy of school furniture based on the Norm NBR 14006, posture and discomforts reported by students. Method: Cross - sectional study carried out from November to December 2015. A questionnaire was carried out about students' satisfaction with school furniture, and the Instrument for Knowledge of Student Perception About Adopted Posture in the School Environment was used. Anthropometric measurements were performed in 411 students and dimensions of furniture were carried out. Results: There was a low agreement between student and school furniture measurements. Most did not perceive the discomfort of inadequate furniture. The furniture pointed out as uncomfortable and the inappropriate postures associated with the presence of pain. Conclusion: The school furniture presents a low percentage of agreement according to the norm NBR 14006. There was difficulty the perception of discomfort of the furniture ergonomically inadequate.

ERGONOMICS IN MUNICIPAL PRIMARY SCHOOL IN SANTOS, SÃO PAULO, BRAZIL

Palavras-chave


ergonomia; escolar; mobiliário; dor nas costas; postura

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