ALTERAÇÕES OSTEOMIOARTICULARES EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Pedro Antonio Pires de Jesus, Kaynara Ferreira do Nascimento, Neusa Maria Perez da Silva, Frederico Kauffmann Barbosa, Luis Ricardo Nemoto de Barcellos Ferreira

Resumo


INTRODUÇÃO: Os estudantes do ensino fundamental II estão mais suscetíveis a apresentarem lesões, pois estão numa fase de estiramento e diversos fatores contribuem para o aparecimento de alterações posturais. A detecção precoce dessas alterações é o primeiro passo para a prevenção das condições predisponentes ao aparecimento desses problemas. OBJETIVO: encontrar a prevalência de alterações posturais dos estudantes do Colégio UNILUS e correlacionar com o perfil dos indivíduos. METODOLOGIA: Foi realizada um estudo transversal, através de uma avaliação postural com os estudantes do Colégio UNILUS. A avaliação foi realizada através de um simetrógrafo e um questionário para correlacionar com o estilo de vida dos estudantes. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário Lusíada. Foram incluídos na pesquisa os estudantes que quiseram participar e tiveram a autorização de seus responsáveis através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e Termo de Assentimento da Criança e do Adolescente. RESULTADOS: As alterações que prevaleceram nos estudantes foram encontradas na cintura escapular (68,85%), no ombro na vista posterior (60,65%) e em seguida na curvatura da coluna vertebral (50,81%). O local que os estudantes mais relatavam dor, era na região da coluna lombar. DISCUSSÃO: Houveram trabalhos que tinham os mesmo achados que o presente estudo, mas em contrapartida, houveram outros que discordavam. CONCLUSÃO: As alterações posturais que prevaleceram, estavam localizadas na região posterior.

OSTEOMIOARTICULAR CHANGES IN STUDENTS OF FUNDAMENTAL EDUCATION II

INTRODUCTION: Elementary students II are more susceptible to lesions because they are in a stretching phase and several factors contribute to the appearance of postural alterations. Early detection of these changes is the first step in preventing conditions predisposing to these problems. PURPOSE: to find the prevalence of postural changes in the students of fundamental education II and to correlate with the profile of individuals. METHODOLOGY: A cross-sectional study was carried out through a postural evaluation with the students. The evaluation was performed through a symmetry and a questionnaire to correlate with the students' lifestyle. The research was approved by the Ethics and Research Committee of Centro Universitário Lusíada. The students who wanted to participate were included in the research and had the authorization of their parents through the Informed Consent Form (TCLE) and the Child and Adolescent Agreement. RESULTS: The changes that prevailed in the students were found in the shoulder girdle (68.85%), in the shoulder in the posterior view (60.65%) and then in the curvature of the vertebral column (50.81%). The place most students reported was pain in the region of the lumbar spine. DISCUSSION: There were studies that had the same findings as the present study, but in contrast, there were others who disagreed. CONCLUSION: The postural alterations that prevailed were located in the posterior region.


Palavras-chave


Alterações Posturais; Estudantes; Avaliação Postural

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