Trabalhadores do setor de edificações na cidade de Praia Grande: inovações na produção, escolarização e aprendizagem

Hilda dos Santos Alves, Rosa Maria Fernandes Valente

Resumo


Dentre os desafios a serem enfrentados hoje pelos países em desenvolvimento e diante das transformações econômicas e políticas das últimas décadas, ocupam lugar central questões relativas às mudanças no âmbito da produção estimulada por novas tecnologias e o impacto de tais mudanças no campo da educação. Esses fatos contribuíram para a escolha do tema “O trabalhador do setor de edificações na cidade de Praia Grande: a relação entre escolarização e aprendizagem” e, conseqüentemente, para uma pesquisa de campo no setor habitacional da construção civil sempre enfocando o trabalhador e seu processo de aprendizagem, frente às inovações do processo produtivo. Vale ressaltar, então, que a relação entre aprendizagem e escolaridade dos trabalhadores do setor de edificações na cidade de Praia Grande é abordada através de informações colhidas na fala dos trabalhadores, engenheiros, técnicos e gerentes em três construtoras pesquisadas. Dessa pesquisa destaca-se o “saber fazer” desses trabalhadores ocorre no canteiro de obras e é parte de uma estrutura de ofícios, na qual trabalhadores não qualificados apreendem um ofício lado a lado com trabalhadores mais experientes. Finalmente, reconhecer que um maior grau de escolaridade é fundamental na absorção de novas tecnologias que exigem novos processos produtivos e conseqüentemente um novo perfil de mão-de-obra na construção civil.

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