ANÁLISE COMPARATIVA DE PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO DA ESCRITA: CONTRIBUIÇÃO PARA DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

Cibele Dametto Abreu da Silva, Mônica Girotto Toledo de Castro

Resumo


Introdução: As habilidades da linguagem oral e escrita são complementares, e déficits de consciência fonológica durante a alfabetização podem gerar dificuldades de aprendizagem e baixo desempenho ortográfico. É, portanto, essencial contar com instrumentos de avaliação que auxiliem na análise e intervenção fonoaudiológica. Objetivo: Verificar quais instrumentos de avaliação da escrita em fonoaudiologia permitem distinguir erros ortográficos dos grafofonêmicos, examinar seus componentes e a forma de análise dos dados, além de avaliar se oferecem suporte adequado ao fonoaudiólogo para diagnóstico e planejamento terapêutico. Método: Pesquisa bibliográfica nas bases PubMed, LILACS e SciELO, considerando publicações entre 2019 e 2024, além de livros especializados. Foram incluídas referências recentes sobre transtornos de fala e escrita, e pesquisas sobre protocolos de avaliação da comunicação em contextos clínicos e escolares. Realizou-se a análise dos protocolos: Teste de Desempenho Escolar II (TDE II), Prova de Escrita sob Ditado (PED-vr) e Roteiro de Observação Ortográfica. Resultados: Os instrumentos analisados apresentaram características semelhantes em relação ao nível escolar recomendado e à aplicação individual e coletiva, mas diferem no método de aplicação, uso de palavras e pseudopalavras, e na análise e registro dos achados. Considerações finais: Os testes apresentaram suas formas singulares de aplicação, de registro e de avaliação, podendo ser utilizados tanto como um rastreio do processo de aprendizagem, quanto instrumentos de avaliação quantitativa dos erros (Roteiro de Observação Ortográfica e Prova de Escrita sob Ditado) e avaliação quanti-qualitativa dos erros ortográficos e grafofonêmicos do Subteste da Escrita - TDE II.

 

Descritores: Transtorno da aprendizagem, transtorno de linguagem, transtorno fonológico, escolares, desempenho acadêmico.


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