A EQUOTERAPIA NO CONTEXTO TERAPÊUTICO DA CRIANÇA COM TEA: REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
Introdução: O TEA (Transtorno Espectro Autista) representa uma síndrome comportamental responsável por comprometer o desenvolvimento motor e psiconeurológico, o que gera prejuízos a diferentes áreas como o cognitivo, a linguagem e a sociabilidade do indivíduo. Inúmeros tratamentos vêm sendo discutidos para benefícios múltiplos de crianças com TEA. O tratamento deve ser interdisciplinar e individualizado pois não existe um programa único que funcione para todos. Dentre as diversas terapias existentes, neste trabalho destacaremos a equoterapia. A Equoterapia trata-se de um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências. Objetivo: revisar sistematicamente os efeitos e benefícios da equoterapia em relação ao transtorno do espectro autista. Metodologia: Revisão sistemática nas bases de dados eletrônicas: BVS, Pubmed, Lilacs, Scielo e Pedro com os seguintes descritores (DECS) em português: “equoterapia”, “terapia assistida por cavalo”, “fisioterapia”, “autismo” e “criança”, e os descritores em inglês: “equine therapy”, “horse-assisted therapy”, “physiotherapy”, “autism” and “child”. Resultados: Foram encontrados 25 (vinte e cinco) artigos e através dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 6 (seis) para o trabalho. Conclusão: Em síntese, os estudos revisados confirmam a eficácia da equoterapia como uma intervenção valiosa no tratamento do TEA, com benefícios que abrangem desde a comunicação e habilidades sociais até o desenvolvimento motor.
Palavra-chave: equoterapia/terapia assistida por cavalo, autismo, criança e fisioterapia.
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