Triagem do processamento auditivo central em idade escolar: revisão integrativa

Isabela Guedes da Cruz, Simone Quidicomo

Resumo


Objetivo: Identificar na literatura as possibilidades da aplicação da triagem do processamento auditivo em crianças em idade escolar. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, delineado metodologicamente a partir da questão norteadora: “Quais os instrumentos de triagem do processamento auditivo central podem ser utilizados?”. O levantamento dos artigos ocorreu em base de dados nacionais “Scientific Electronic Library (SCIELO)” e PubMed, entre 2013 a 2022 e para a busca das publicações, foi utilizado o seguinte descritor: “percepção auditiva” e a palavra-chave “APDQ”. Resultados: Do total de 325 artigos, 17 foram incluídos na revisão. Foram levantados 7 instrumentos de triagem do PAC subdividividos em 3 questionários, aplicados em pais e professores e 4 baterias com testes de habilidades auditivas aplicados nas crianças por profissionais da área. Considerações finais: A preocupação voltada para os cuidados no aspecto auditivo e a triagem do PAC na fase escolar são importantes ferramentas na clínica e em diversos campos do saber sendo encontrado no português brasileiro a plataformas Audibility e ASPA., e o questionário APDQ que já está traduzido e encontra-se em processo de validação nacional.


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