INTERFERÊNCIA DA VULNERABILIDADE SOCIAL SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Luana Lafuentes Lopes dos Santos, Priscila Lanzillotta

Resumo


O desenvolvimento infantil se inicia desde a vida intrauterina e envolve tanto o crescimento físico, a maturação neurológica, a cognição e o comportamento afetivo. A qualidade de vida é definida como a forma que o ser humano consegue se enxergar no ambiente cultural e no nível de realização pessoal com os seus objetivos pessoais. A vulnerabilidade social na infância são atrasos ou prejuízos ocasionados por fatores externos, o que acarreta diversos déficits de desenvolvimento. Objetivo: Analisar a qualidade de vida da criança e do adolescente em situação de risco social. Metodologia: Foi produzida uma revisão sistemática, sobre a qualidade de vida na criança e adolescente em situação de risco social. Esta pesquisa foi realizada com levantamento de dados bibliográfico nas plataformas SciELO, PubMed, Lilacs, MEDLINE e IBECS, os critérios de inclusão estabelecidos foram: artigos científicos publicados entre o período de 2012 a 2022. Resultados: Foram achados 394 artigos, dos quais foram selecionados 6 que preenchiam os critérios de inclusão do tema supracitado, assim após observamos as análises dos demais autores identificamos que a vulnerabilidade social foi um fator de risco, que acarreta alterações na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Conclusão: Conclui-se que após observarmos os estudos apresentados identificamos que existe e predomina um fator de risco social em crianças institucionalizadas, que estão associados com o comprometimento da qualidade de vida e desenvolvimento motor das crianças e adolescentes expostas a vulnerabilidade social.


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