COMUNICAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE: UMA COMPETÊNCIA A SER APRIMORADA NO TRABALHO EM SAÚDE

Nathália Delmondes Makiuchi, Maria Antonieta Velosco Martinho

Resumo


A segurança do paciente é a garantia do paciente ao estar em um serviço de saúde que ele estará livre de sofrer qualquer tipo de dano relacionado a falhas do processo. Depois que a segurança do paciente foi colocada como crucial para o cuidado foram criadas soluções para melhorias. Será abordada a segunda meta: Melhorar a eficácia da comunicação. O objetivo dessa meta é elaborar uma abordagem para melhorar a comunicação entre os prestadores de cuidado, consolidando uma comunicação efetiva, oportuna, precisa, completa, sem ambiguidade e compreendida pelo receptor Objetivos: buscar na literatura estratégias para melhoria da comunicação em saúde, identificando possíveis ferramentas para melhoria da comunicação, focando a segurança do paciente. Metodologia: Estudo de revisão bibliográfica narrativa, com busca na base de dados da BVS, com recorte temporal de 2018 a 2022. Utilizamos os descritores Comunicação, Enfermagem, Segurança do paciente e suas combinações com a utilização do booleano AND. Resultados: Foram encontrados 381 estudos, sendo aplicados os critérios de inclusão e exclusão, onde resultou em 9 artigos e, após leitura na integra dos estudos elencamos os seguintes eixos temáticos: Aplicação da ferramenta SBAR; Comunicação entre equipes e segurança do paciente; Ferramentas criadas a partir do SBAR e checklist e Ruídos na comunicação durante o handover. Os estudos trazem o SBAR como um importante e impactante ferramenta para comunicação entre equipes, em momento de passagem de plantão ou transição de cuidado, evitando falhas que podem impactar na segurança do paciente. A busca para padronização da comunicação é devido a constatação de que mais de 70% dos eventos adversos apresentaram a falha de comunicação como fator contribuinte. Para estabelecer uma comunicação efetiva nas unidades de saúde a participação do enfermeiro é crucial, pois ele detém o conhecimento dos principais pontos a serem informados, visando a continuidade do cuidado focado na segurança do paciente. Conclusão: Esse estudo contribui para evidenciar a importância da utilização de uma ferramenta para padronização de uma comunicação efetiva entre equipes, promovendo uma assistência mais segura aos pacientes.


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