USO DO TESTE DICÓTICO DE DÍGITOS E DO TESTE DE PADRÕES DE FREQUÊNCIA COMO PREDITORES DE DIFICULDADE DE ADAPTAÇÃO AO AASI EM IDOSOS.

Micaeli Santos de Oliveira, Simone Quidicomo

Resumo


Objetivo: Investigar se o desempenho dos testes Dicótico de Dígitos (TDD) e o Teste Padrão de Frequência (TPF) da avaliação comportamental do Processamento Auditivo Central (PAC) pode predizer uma dificuldade na adaptação ao aparelho de amplificação sonora individual (AASI).  Método: A amostra deste estudo envolveu 22 participantes submetidos a bateria completa da avaliação audiológica, os testes  TDD e TPF e o Protocolo International Outcome Inventory for Hearing Aids (IOI-HA). Resultados: Queixas prévias em relação à adaptação ao AASI esteve presente em metade dos participantes. Após a aplicação do IOI-HA foi possível observar que 8 participantes, independentemente da queixa prévia apresentaram alteração no score do protocolo. No G1, composto por 11 participantes com queixas prévias,  todos apresentaram  alteração no TDD  e seis no  TPF. No G2 que representavam os  participantes sem queixas, 10 apresentaram alteração no TDD e 7 no TPF. Conclusão: A alteração na bateria do PAC foi expressiva dentre os participante, porém a ampliação da amostra se faz necessário para aprofundar o entendimento sobre as variáveis que afetam a satisfação e adaptação ao AASI.

 

 

Descritores: Cognição, Idoso, Percepção Auditiva, Processamento Auditivo, Reabilitação Auditiva, Perda Auditiva, Audição, Testes Auditivos e Auxiliares de Audição.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.