A RELEVÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO DE ALTERAÇÕES DO PROCESSAMENTO SENSORIAL DE CRIANÇAS SEM QUEIXAS EVIDENTES: CONTRIBUIÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NA ORIENTAÇÃO AOS FAMILIARES

Lídia Vitorini, Ana claudia Garcia Callejon Losada

Resumo


INTRODUÇÃO: O processamento sensorial refere-se à maneira como o cérebro administra e interpreta as informações provenientes dos nossos sentidos, como visão, audição, tato, paladar, olfato, além da percepção do movimento e equilíbrio. Os estímulos sensoriais têm um papel crucial no desenvolvimento infantil das habilidades motoras, emocionais e cognitivas. OBJETIVO: Verificar a existência de alterações no processamento sensorial de crianças que não apresentam queixa específica, atendidas na clínica-escola do curso de fonoaudiologia de uma instituição de ensino superior. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo observacional transversal realizado na clínica-escola de um curso de fonoaudiologia de uma instituição de ensino superior em que foi utilizado o Protocolo Perfil Sensorial 2, destinado ao preenchimento por pais ou responsáveis de crianças na faixa etária de três a dez anos de idade e que não apresentavam queixas específicas de alteração do processamento sensorial para posterior correlação entre dados levantados e as hipóteses diagnósticas fonoaudiológicas. RESULTADOS: A amostra referente aos protocolos desse estudo revelou que apesar dos cuidadores não referirem queixas relacionadas ao processamento sensorial de suas crianças, podem ser encontradas alterações do processamento sensorial subnotadas pelos cuidadores. CONCLUSÃO: As alterações sensoriais podem ser subnotadas pelos cuidadores e fonoaudiólogos, caso a anamnese não contemple minimamente aspectos do processamento sensorial. Sugere-se a realização de novas pesquisas para aprofundamento do tema.

 


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