INTERVENÇÕES DO ENFERMEIRO RELACIONADAS À SEGURANÇA DO PACIENTE NO ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR MÓVEL. NURSE INTERVENTIONS RELATED TO PATIENT SAFETY IN MOBILE PRE-HOSPITAL CARE.

Caroline Mancio Bueno Viana, Andrea dos Santos Silva

Resumo


A segurança do paciente abrange a implementação de medidas para diminuir e evitar riscos que possam ameaçar a vida do paciente. Sua relevância é notável na prevenção de erros evitáveis na prestação de cuidados de saúde, promovendo a excelência no atendimento e assegurando a minimização de danos e prejuízos à saúde do paciente. Este estudo consistiu em uma pesquisa narrativa da literatura acerca da segurança do paciente no contexto do atendimento pré-hospitalar móvel, destacando o papel crucial desempenhado pelo enfermeiro dentro do contexto. E por estar diretamente envolvido na assistência ao paciente, especialmente em situações e alta complexidade, na execução de procedimentos específicos dentro de suas competências e no trabalho em equipe, além da supervisão e gestão do serviço de atendimento pré hospitalar, se destacando significativamente na qualidade e melhoria da assistência, promovendo ações contínuas que garantam a segurança do paciente no âmbito pré hospitalar. Objetivo:
Identificar na literatura as ações do enfermeiro que promovam a segurança do paciente no atendimento pré-hospitalar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa narrativa da literatura conduzida através da BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), por meio bases de dados LILACS(Literatura Latino -Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BDENF( Base de Dados em Enfermagem com descritores: Segurança do paciente, atendimento pré-
hospitalar, enfermeiro. Os critérios de inclusão definidos foram: artigos com textos completos, em português, datados dos últimos quinze anos que atendam o objetivo da pesquisa. Os critérios de exclusão, foram artigos incompletos, pagos, relacionados à segurança no paciente apenas no intra- hospitalar e que não mencione as atuações do enfermeiro no atendimento pré hospitalar. Resultado e discussão: Foram encontrados após pesquisa com descritores 310 artigos e 3 dissertações, em que após os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 9 artigos e 3 dissertações, aonde após uma leitura minuciosa na integra três artigos e três dissertações foram selecionados para composição da categorização da amostra quantos os outros seis colaboram para discussão e conclusão do presente estudo. Onde foi analisado à similaridade e concordância dos autores quanto a importância da preocupação quanto a segurança do paciente dentro do atendimento pré hospitalar, e como as ações executadas ou propostas pelo profissional enfermeiro podem garantir tal objetivo, seja elas no atendimento direto ao paciente ou na gestão e supervisão do serviço competente, melhorando a assistência prestadas, através de ações de educação, preocupados em capacitações e qualificação profissional, tendo a percepção de identificar riscos e falhas dentro do atendimento ao paciente, e levantar possíveis soluções, na implementação de protocolos, em pesquisas de novas oportunidades de melhorias para assistências e novas tecnologias tornando-se fundamental para o desenvolvimento de um serviço que busca garantir a segurança do paciente. Conclusão: O estudo revela que, ao abordar o atendimento pré-hospitalar, emergem diversas problemáticas ainda não solucionadas ou que carecem de protocolos pré-estabelecidos dentro dos serviços de urgência e emergência móvel. Cada atendimento possui suas especificidades e pode variar em função de situações imprevistas, considerando que se trata de um serviço que opera em ambientes não controlados e fora do contexto hospitalar. Essa singularidade ressalta a importância do profissional enfermeiro, que desempenha um papel crucial no atendimento e na assistência ao paciente. O enfermeiro é responsável por assegurar boas práticas e a qualidade do serviço prestado, seja na supervisão ou gestão do atendimento. Essa função exige uma visão ampliada sobre a demanda de atendimentos, permitindo a identificação e análise das dificuldades, previsíveis ou não, que possam surgir. Além disso, o enfermeiro deve atuar como integrador entre as equipes multiprofissionais, estimulando a responsabilidade de cada membro envolvido na assistência ao paciente. O objetivo comum deve ser garantir um atendimento de qualidade, minimizando ou eliminando riscos à integridade do paciente, por meio de condutas padronizadas, organizadas e de excelência.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.