Acurácia da Ecoendoscopia Digestiva Alta (EcoEDA) no diagnóstico do Cisto Pancreático Mucinoso em comparação com a Ressonância Nuclear Magnética (RNM) de abdome superior: uma Revisão Sistemática e Metanálise.

Maria Julia Nicobu Vieira, Victória Recidivi E Silva, Wagner José Riva

Resumo


Introdução: As lesões císticas pancreáticas (LCPs) podem ser classificadas como coleções líquidas inflamatórias, cistos pancreáticos não neoplásicos (NNPCs) e neoplasias císticas pancreáticas (NCPs). Os NNPCs podem ter apresentação unilocular ou multilocular, com paredes pouco espessas, contendo líquido ou sangue, sem comunicação ductal e revestidos por células produtoras de mucina, sem atipias, sustentadas por estroma fibroso. É difícil diferenciálos dos NPCs, visto que as neoplasias císticas mucinosas também secretam mucina e não tem relação com os ductos. Apesar de a utilização da EcoEDA e da RNM de abdome superior já estarem bem estabelecidas na detecção das LPCs, não há, na literatura, análise sobre o método mais adequado quando se trata de um cisto pancreático mucinoso, seja ele neoplásico ou não. Objetivo: Analisar comparativamente a acurácia da Ecoendoscopia Digestiva Alta e da Ressonância Magnética de abdome superior no diagnóstico de cisto pancreático mucinoso. Métodos: Foram acessadas as bases PubMed, Embase, Cochrane, SciELO e Lilacs, para a recuperação de artigos. Incluiu-se artigos que avaliam a eficácia da EcoEDA ou da RNM de abdome superior no diagnóstico do cisto pancreático mucinoso; estudos que comparam tais métodos diagnósticos também foram incluídos. Resultados: A RNM de abdome superior apresentou um desempenho geral relativamente superior à EcoEDA (AUCs de 0,83 e 0,72, respectivamente), mas ambos foram considerados métodos diagnósticos de acurácia moderada. No entanto, a RNM apresentou maior heterogeneidade em comparação com a EcoEDA, limitando a confiança em sua acurácia geral. Conclusão: A EcoEDA apresentou maior sensibilidade, enquanto a RNM destacou-se pela maior especificidade. Ambos os métodos têm acurácia moderada e se complementam, sendo recomendada sua combinação para um diagnóstico mais preciso. É essencial a realização de pesquisas prospectivas para fortalecer as conclusões e melhorar o manejo clínico.

 

Palavras-chave: Cisto Mucinoso de Pâncreas; Ecoendoscopia Digestiva Alta; Ressonância Nuclear Magnética; Revisão Sistemática; Metanálise.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.