CIRURGIA BARIÁTRICA -INFLUÊNCIA DAS TÉCNICAS SLEEVE E BYPASS GÁSTRICO NO REGANHO DE PESO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
Objetivo:
Esse trabalho consiste em uma revisão sistemática com o principal objetivo de analisar e comparar o reganho de peso após a realização da cirurgia bariátrica, em relação as técnicas cirúrgicas Sleeve e Bypass gástrico. Desse modo, foram usados estudos realizados para determinar qual destas duas técnicas apresenta maior prevalência no reganho de peso nos anos subsequentes à cirurgia.
Materiais e Métodos:
Essa revisão sistemática sem metanálise buscou responder à pergunta: qual das técnicas utilizadas no tratamento cirúrgico da obesidade evolui com menor reganho de peso após o emagrecimento? Sleeve ou Bypass. Para tanto, utilizamos o protocolo PRISMA, separando quatro estudos, sendo um ensaio clínico randomizado, dois estudos coortes retrospectivos e um estudo caso-controle, no período de 2017 a 2023, que indagavam a diferença de reganho de peso no pós-operatório de cirurgia bariátricas através das técnicas Sleeve e Bypass Gástrico.
Conclusão:
Apesar dos estudos analisados nessa revisão concluírem que a incidência de reganho de peso após o emagrecimento acima do esperado pela fisiologia é maior na Gastrectomia Vertical, o fato de existirem poucos estudos que abordam o tema proposto torna-se um fator limitante para a investigação detalhada sobre o assunto em questão. Com isso conclui-se que é necessário a realização de mais estudos acerca deste tema.
Palavras-chave: Cirurgia Bariátrica, Sleeve, Bypass Gástrico, Reganho de Peso
Apontamentos
- Não há apontamentos.