ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO DIZZINESS HANDICAP INVENTORY EM PACIENTES COM DISFUNÇÕES VESTIBULARES

Nicholle Nogueira Mendes, Viviam Aguiar de Figueiredo Araujo

Resumo


Verificar no questionário Dizziness Handicap Inventory (DHI) o aspecto emocional de pacientes encaminhados para a reabilitação vestibular com queixa de tontura e que apresentem ansiedade submetidos ao protocolo Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) atendidos na disciplina do estágio curricular supervisionado em audiologia na Clínica Audiológica “Nelson Teixeira”.

Metodologia: Trabalho de campo de caráter quali-quantitativo realizado durante o estágio supervisionado em audiologia na Clínica Audiológica “Nelson Teixeira”. Os questionários Dizziness Handicap Inventory (DHI) e Inventário de ansiedade de beck (BAI) foram aplicados após a anamnese.

Resultados: Foram analisadas as seguintes categorias neste estudo: gênero, idade, tratamento da ansiedade, sintomas da ansiedade, tempo de tratamento da ansiedade e diagnóstico de ansiedade em relação ao aspecto emocional do questionário DHI. Não houve, neste estudo, correlação do aspecto emocional do DHI em relação ao transtorno de ansiedade.

Conclusão: Nossas conclusões, provenientes deste estudo, trazem à tona um ponto crucial na área da audiologia e reabilitação vestibular. A constatação de que a ocorrência simultânea de sintomas de tontura e ansiedade é um evento imprevisível ou inevitável é um dos resultados mais notáveis desta pesquisa. Este achado desmistifica o estigma de que todo paciente que apresenta tontura é, por definição, ansioso e vice-versa.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.