Escalas de avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor utilizadas em UTI neonatal

Raquel Vilhegas da Rocha, Ana Cláudia Tomazetti de Oliveira Novaes

Resumo


O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), consiste por definição literal, na maturação do sistema nervoso central (SNC) em conjunto com aspectos psíquicos, como as experiências que estas crianças são impostas ao ambiente, tanto familiar como social. Partindo do princípio em que, a neuroplasticidade ocorre desde o nascimento, o ambiente que a criança está inserida, apresenta um peso considerável para esta maturação. Assim crianças que necessitam de cuidados supervisionados, são encaminhadas para a Unidade de Terapia Intensiva neonatal (UTIN), e este ambiente proporciona aos recém nascidos (RN) um meio muito diferente em que anteriormente estavam inseridos, correspondente ao ambiente uterino, não sendo ideal para que ocorra o DNPM Objetivo Verificar quais são as escalas mais utilizadas nas UTI neonatal, para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor dos recém-nascidos. Metodologia Foi realizado um estudo de Revisão Sistemática da Literatura. Foram coletados artigos, nas bases de dados, Scielo, Pubmed e Pedro. Sendo incluídos artigos de até 10 anos de pesquisa, com abordagem em escalas aplicadas nas UTIN e o desenvolvimento neuropsicomotor dos RN. Resultados Foram selecionados um total de 7 artigos. Com a coleta dos artigos foi observado, 3 estudos com a escala da Bayle, sendo a mais utilizada nas UTIN, porém outras escalas foram apresentadas, sendo 1 a escala de Mullen, 1 a Infant Neurological International Battery, 1 se direcionam a escala de Dubowitz, 1 direcionam-se a escala Alberta Infant Motor Scale, os últimos 1 representam o Teste de Desempenho Motor Infantil. Conclusão Em relação das escalas utilizadas em meio intensivo, a Bayle foi a que apresentou com maior prevalência, para a avaliação neuropsicomotora dos RN. Entretanto foram encontradas outras escalas que constatam a importância de uma boa avaliação adequada e detalhada.


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